O Relato Íntimo de Madame Shakespeare

mdme 0006

O Relato Íntimo de Madame Shakespeare

Autor: Robert Nye

mdme 0003

Antes de mais nada gostaria de começar explicando/justificando que minha opinião sobre este livro não tira o fato que Robert Nye fez uma pesquisa minuciosa não só em comportamento e historia geral da Inglaterra da época de Shakespeare, como pesquisou em livros do autor como nos que escreveram sobre ele, para chegar a este Shakespeare sem pudores, mistérios (talvez um pouco mas que vai sendo desvendado pelo livro) e sem a pompa que seus fãs e seguidores o fizeram ter. O Shakespeare desta obra é muito mais coerente do que aquele que se materializa de livros sobre estudos sobre sua obra, mas nem por isso digo que gostei do livro.

mdme 0002

Mas, porque razão eu não gostei do livro? Foi justamente ele ter sido narrado por Anne. A esposa de Shakespeare neste livro é muito chata. Eu sei que é intencional o autor descreve-la como uma mulher bem inculta e que não conhece a obra do marido, mas diga-se de passagem ela tem uma forma de narrar o texto que me dava muita raiva. Apesar dos capítulos curtinhos eles pareciam eternos uma vez que ela começava a falar de um assunto mudava para outro e terminava talvez no final de um terceiro citando e concluindo o primeiro. Complicado? Pois bem, para uma mulher desinstruída ela é bem complexa.

mdme 0001

Mas do que se fala o livro?

Ele é uma especie de diário no qual Anne escreve anos após a morte de seu esposo, contando como foi o 30° aniversário dele. Foi a primeira e única vez que ela foi a Londres e nesta ida ela acaba por descobrir um dos maiores segredos do marido. Mas é claro que eu não vou contar o segredo dele aqui, afinal assim como este livro estava na minha wishlist por muitos anos (sim desde que ele foi lançado eu tava afim de ler mas como a vida da voltas e põe outros livros na sua frente só este ano pude adquiri-lo em uma prateleira obscura da livraria).

mdme 0007

Dividido em três partes a nossa narradora vai nos levando entre as ruas de Londres, a casa de seu marido e sociedade desta época, tais como seus costumes. E até mesmo com um toque de poesia em suas falas, afinal a mulher do homem que é considerado um gênio da poesia não é tão burra assim!

mdme 0008

Aspectos Gerais do Livro

mdme 0009

Não tenho nada a me impor sobre como publicaram este livro. A capa é linda e adoro o contraste de laranja da “orelha” do livro. As páginas amarelas com folhas espessas de ótima qualidade. Gosto dos desenhos de sol que dividem as partes do livro, nisto não tenho o que reclamar jamais.

mdme 0004 mdme 0005

mdme 0010

Citações

mdme 0014

“O vinho é destruidor da alma.

Quanto mais vinho um bêbado bebe, mais ele tem sede, como um parasita que o suga o sangue.”

“Os poetas usam seus poemas em primeiro lugar como espelhos e em segundo lugar como caixões que são usados para esconder as joias preciosas de suas perspicácia.”

mdme 0013

Número de Páginas: 226

Editora: Geração Editorial

ISBN: 857509118-2

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s