O Grande Gatsby

Imagem

O Grande Gatsby

Autor: F. Scott Fitzgerald

Creio que posso afirmar que estou prestes a escrever a resenha de com certeza um dos Melhores Livros que li – e vou ler – em 2014. Já havia um tempo que queria dar uma pausa com meus livros lançados nos últimos meses/anos, e ler um Clássico. Afinal, um livro não se torna clássico atoa, não é mesmo?

Imagem

Passeando por uma livraria e prestes a comprar este livro com outra capa, o vendedor me apresenta esta edição da Geração Editorial com a capa filme. Eu ainda não havia visto o filme, justamente porque queria um dia ler a obra, mas não estava muito afim de ter mais um livro com a capa do Leonardo di Carpio, nada contra, só estava com medo do filme não ser bom e ficar com birra depois, mas quando ele me mostrou a capa dura com desenho diferente não tive como não me render!

A obra do Fitzgerald foi realmente feita pra transcender ao tempo. Ter em mãos um livro que quem escreveu não apenas narra os anos dourados dos EUA, mas também viveu em toda esta luxuosa era e também soube o que é a Quebra da Bolsa em 1929, faz com que a proximidade e o entendimento deste livro seja muito maior.

“Antes de criticar alguém, lembre-se de que nem todos tiveram as oportunidades que você teve.”

E assim, com esta frase, da-se inicio a obra, narrada por Nick Carraway, que alugou uma simples casinha ao lado da Mansão de Gatsby no West Egg – está aqui uma super aula sobre o West Egg e o East Egg, onde a classe econômica que você vive, ou o grau de tradição do seu dinheiro (novos ricos, ou ricos tradicionais) são destintos pelo lado da baia que você mora.

Mais do que um triangulo amoroso resultará as consequências da historia. Um romance antigo de Gatsby com a prima de Nick – Daisy – que mora com seu marido Tom do lado do West Egg impulsiona nossa trama. Mas em uma década que dinheiro e adultério faziam parte do cartão de visitas de homens (e porque não mulheres), vemos Tom tendo um caso com a mulher de um mecânico que vive entre West Egg e Nova York.

Para quem assistiu a obra de cinematográfica de Baz Luhrmann, não pode reclamar em quesito história, uma vez que todos os possíveis detalhes do livro se encontra nele (podem criticar a narrativa histórica com toques contemporâneos, mas não em fidelidade do texto).

Mesmo o livro não sendo narrado pelo Gatsby, me envolvi muito com sua história de amor por Daisy, é tocante o que ele faz para ficar com ela, os desafios vividos e a perseverança. Como uma romântica assumida, admito que enquanto lia o livro, e mesmo depois, eu ficava martelando tudo na minha cabeça por bastante tempo – e não só enquanto eu lia. Estamos falando de um homem que se molda a uma sociedade e um padrão de vida incrivelmente caro só para estar com a mulher que ama! E satisfazer seu desejo pessoal de pertencer a um lugar que sempre o perseguiu, mas ai eu quebro um pouco do romance então corta isso!

Aspectos Gerais do Livro

Capa

Imagem

Como disse, esta edição tem capa filme mas a capa original tem toda uma arte com referência a Era do Jazz, um trabalho muito bonito e com uma encadernação feita com folhas amareladas e porosas que deixa o livro com o peso bem levinho.

Imagem

Extras

Imagem

Tem fotos no meio do livro (gostaria que fosse entre um capitulo e outro, mas creio que por questão de contagem de folhas amarelinhas/fotográficas não dava esta possibilidade) tanto do Fitzgerald com a esposa Zelda, ou dos filmes que foram feitos do livro. Quero Assistir Todos!!!

Dedicatória

Imagem

Merece um coraçãozinho esta dedicatória, uma vez que amo romances conturbados mixados com loucuras que envolve a vida de escritores! E Clássico é Clássico nem sempre só pelo conteúdo, mas também pelo conteúdo da vida de quem escreveu.

Número de Páginas: 204

Editora: Geração Editorial

ISBN: (13) 978-85-8130-172-3

Imagem

“É assim que todos nós deslizamos, barcos contra a corrente, impedidos incessantemente de voltar ao passado.”

Imagem

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s